A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, lançou, esta terça-feira (3), na Galeria do Porto de Maputo, o Concurso para financiamento e apoio à actividade audiovisual e cinematográfica.
A iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo é suportada pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC, e visa fundamentalmente
incentivar a produção cinematográfica e apoiar novos talentos para a divulgação e internacionalização da cultura moçambicana.
É no cumprimento do compromisso que o Estado tem com a sétima, e não só, que Eldevina Materula anunciou formalmente o lançamento e disponibilização de 5.000.000,00MT (cinco milhões de meticais) para o concurso de financiamento e apoio ao audiovisual e cinema.
“Este concurso vai abranger todo país, e pretendemos, anualmente, incentivar e promover novos talentos assim como consolidar a classe de cineastas. Estamos cientes que o valor disponibilizado ainda está muito longe de esgotar as necessidades de toda área de audiovisual e cinematográfica. Mas, num momento em que o país tem múltiplos desafios, disponibilizar este valor deve ser visto como um sinal claro e inequívoco de que o Governo de Moçambique não está alheio às preocupações desta classe”.
Na ocasião, também foi apresentado o júri do concurso. A cerimónia contou com várias individualidades da área do cinema e quadros do Ministério da Cultura e Turismo com destaque para o Director-Geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas – INICC, Ivan Bonde.
Este apoio ao cinema é lançado dois dias antes do Dia Mundial do Cinema, que se assinada esta quinta-feira, 5 de Novembro.

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*